Avançar para o conteúdo principal

Tareka e Tozé Martinho


Tareka, é assim que é conhecida desde que apareceu com o filho a fazer um dos mais brilhantes pares da saudosa "Cornélia", dá vida a Clarice em "Olhos de Água", mãe de Duarte, o dividido dono da oficina de restauro. "Esta personagem tem 100 por cento a ver comigo. Sou muito mãe-galinha, nunca me escusei a dar um açoite como também dou 40 mil beijinhos", desabafa, feliz com os cinco filhos que educou.

Mãe de Tozé Martinho, actor e autor da novela, Tareka teve três filhos do primeiro casamento e dois do segundo, sendo um deles a escritora Ana Maria Magalhães, co-autora dos famosos livros juvenis, "Uma Aventura". "Os meus filhos adoram-se entre si, são amicíssimos. Para isso é fundamental o ambiente que os pais criam em casa", sublinha.

Talvez por isso, Tozé Martinho, autor de inúmeras telenovelas, escreve para a mãe papéis de grande doçura. "É a imagem que o meu filho tem de mim, nunca fui uma mãe agressiva, e quando leio o texto consigo entender logo onde ele quer chegar." Cumplicidades de mãe e filho.

Apaixonada pela vida artística desde muito cedo, Tareka recorda com saudade as festas da sua infância em que ela e os irmãos não perdiam uma oportunidade de representar e cantar. "Sempre alimentámos muito a parte artística. Em casa da minha avó, faziam-se saraus musicais em que se cantava e recitava."

Já casada, gravou discos com Shegundo Galarza em Berlim e, logo de seguida, foi convidada para protagonizar um filme. "Pouco depois, o meu primeiro marido morreu e a minha vida foi peneirada através dos meus filhos. É por isso que o Tozé gosta de me pôr aqui porque sabe que eu abdiquei de muita coisa por eles." Ao ponto de nem ter assistido à estreia do seu filme em Berlim para estar em Lisboa para a festa do seu oitavo aniversário.

Profissional a sério

Hoje leva o prazer de representar tão a sério que se porta como uma "profissional a sério", como gosta de ironizar. "Sei sempre o papel, ensaio em casa sozinha, a andar para trás e para a frente e depois ao espelho para ver se as expressões resultam." Um trabalho que a ocupa muito mas também lhe dá muito prazer.

Apesar do desgaste físico, já que vive em Salvaterra de Magos e tem de se deslocar todos os dias para o estúdio, em Bucelas, Tareka reconhece que decorar papéis é um bom treino. "Assim como a ginástica melhora a forma física, estudar é bom para a memória."

Para já, a melhor compensação tem sido o resultado das audiências, para além de trabalhar ao lado de grandes actores como Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho e António Pedro Cerdeira. "As pessoas abordam-me na rua para me darem os parabéns, porque gostam muito da telenovela."

Palmira Correia / Máxima, 14/09/2001

Tozé Martinho apaixonou-se pela representação na adolescência e o concurso ‘A Visita da Cornélia' foi uma viragem na sua vida..

- Onde foi buscar a paixão pela representação?

- Aos 14 ou 15 anos entrei numa peça de teatro na escola onde andava e ficou para sempre essa paixão. Ainda hoje sei partes do texto dessa peça. Nessa altura, senti que aquilo que estava a fazer ia ser a minha vida, e foi. Aos 18 anos acabei por pedir à minha mãe para ser actor, mas fui para a tropa.

- O concurso ‘A Visita Cornélia' foi um ponto de viragem?

- Sim, porque quando acabou o concurso, o Raul Solnado teve uma conversa comigo e incentivou-me a seguir a carreira de actor. Mas nessa altura eu ainda não podia, porque estava a tomar conta de uma propriedade da família em Trás-os-Montes.

Por: Sabrina Hassanali / CM

PERFIL

Tozé Martinho nasceu a 5 de Dezembro de 1947, em Lisboa, filho de Maria Teresa Ramalho (Tareka) e de António Caetano Oliveira Martinho. É irmão da escritora Ana Maria Magalhães e do cirurgião plástico Manuel Maria Martinho, e meio-irmão de Teresa Margarida e Helena Rita Ramalho. Casado com Ana Rita Martinho, é pai de Rita, jornalista, e António Martinho, operador de câmara. O neto Gonçalo tem 14 anos. Tozé Martinho estudou Direcção de Televisão e Cinema em Nova Iorque. Escreveu ‘Dei-te Quase Tudo’, ‘Amanhecer’, ‘Todo o Tempo do Mundo’, entre outras.

CM

 imagem (Facebook)

Tozé Martinho + Tareca e  restante família no espectáculo de solidariedade Pirâmide (fim de ano na RTP) em 1978:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Filha da Cornélia

Cornélia: a segunda geração O concurso que teve mais êxito na televisão portuguesa vai regressar à RTP, muito em breve. Nascerá, então, A Filha da Cornélia. Para concorrer com concursos «que são uma chatice». Mas, na política, nada é como em 1977. «Isto agora está mais calmo». No dia em que a Quatro estreia a revelação dos concursos em Espanha, o primeiro concurso a dedicar-se ao insólito e a exigir provas de criatividade, regressa-se à memória do mais criativo de todos, nos ecrãs portugueses. A Visita da Cornélia. Enquanto a filha dela não chega. Fialho Gouveia e Raul Solnado -- a direcção da RTP com eles -- decidiram pegar na fórmula de A Visita da Cornélia e actualizá-la em versão anos 90. A Filha da Cornélia está quase a aparecer, tendo no júri o produtor Thilo Krassman, as jornalistas Catarina Portas e Inês Serra Lopes e o pintor/encenador/figurinista/egiptólogo Paulo Guilherme d'Eça Leal. Talvez o regresso não seja apenas mérito da vaca-mãe. Talvez porque um mínimo de

A Visita da Cornélia

Os portugueses, por norma, estão habituados a maldizer de tudo que nos diz respeito. A verdade é que, mesmo no tempo em que não tinha concorrência, a nossa RTP conseguia brindar-nos com belas noites de boa televisão. Houve programas que ficaram na nossa memória e que ainda hoje (os que se lembram) acham muitíssimo bons. Trata-se do Programa da RTP "A Vista da Cornélia", sendo autores Raul Solnado e Fialho Gouveia e apresentado por Raul Solnado. Foi um dos programas /concurso de maior sucesso televisivo de sempre em Portugal. O Juri era composto por Raul Calado (publicitário), Maria João Seixas (jornalista e filósofa, inesquecível pela sua gaguez), Luís de Sttau Monteiro (escritor), Maria Leonor (locutora e apresentadora da RTP) e Paulo Renato (actor). Como concorrentes salientaram-se : Vasco Raimundo (vencedor), José Fanha (Eu sou português, aqui ! ), Rui Guedes (Topo Gigio), Fernando Assis Pacheco, Gonçalo Lucena, Pitum Keil do Amaral (Egas Moniz),

Raúl Solnado e a Vaca Cornélia

Concurso-Divertimento     Neste ano de 77, vigésimo aniversário da RTP, para além de "Gabriela" outro programa de grande entretenimento iria ficar na história da televisão: "A Visita da Cornélia", um concurso-divertimento onde os concorrentes eram as estrelas e onde muitos talentos vieram mesmo a ser descobertos.     Raúl Regressa     "A Visita da Cornélia" marcou igualmente o regresso de Raúl Solnado aos ecrãs da televisão. Ele era o rosto do programa que, todas as semanas, oferecia música, provas a serem superadas, estrelas do mundo do espectáculo e tudo num grande ambiente de festa e diversão.     Um belo par     Para além do regresso de Raúl Solnado, "A Visita da Cornélia" teve ainda o condão de fazer regressar uma colaboração de ouro, juntando Raúl, um homem cheio de talento na apresentação e representação, a Fialho Gouveia, um grande profissional de televisão. Juntos, fizeram d'"A Visita da Cornélia" um grande espectáculo.